terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Frasco de Maionese

Um professor de filosofia iniciou a aula em silêncio, colocando alguns objectos em cima da secretária à sua frente. Como não dizia nada, os alunos começaram a mexer-se nas cadeiras, primeiro, depois a cochichar uns com os outros. Todos se calaram quando ele começou a encher um grande frasco de vidro com um determinado número de bolas de golfe, até ficar cheio.

Depois perguntou à turma: “O frasco está cheio?” e todos concordaram que sim, o frasco estava cheio, nem mais uma bola de golfe lá caberia. 

O professor então pegou num saquinho de seixos pequenos e despejou-o dentro do frasco. Os seixos rebolaram pelos espaços entre as bolas de golfe e assim o professor despejou o saquinho.

Em seguinda perguntou à turma: “O frasco está cheio?” e os alunos, agora mais atentos, responderam que sim, que agora estava cheio. 

Sem dizer uma palavra, pegou num saquinho com areia e começou a despejá-la dentro do frasco. À medida que os grãzinhos se infiltravam nos espaços livres deixados pelas bolas de golfe e pelos seixos, alguns alunos começavam a rir-se, divertidos, a ver onde aquilo iria chegar. Não poderia ir muito mais longe, afinal quantas mais coisas se poderiam enfiar naquele frasco de vidro? Quando terminou de despejar toda a areia, o professor perguntou de novo: “O frasco está cheio?” e todos concordaram que, antes realmente não estava, mas agora está, definitivamente cheio. 

Então o professor emitiu um sorriso rasgado e retirou duas chávenas de café de debaixo da secretária e começou a despejá-las para dentro do frasco. Os alunos começaram todos a rir, não só da esperteza do professor, mas também da própria ignorância, como se tivessem sido apanhados numa partida. O café escorreu das chávenas até à última gota, preenchendo os espaços deixados livres pela areia. 

“Agora”, disse o professor, “gostaria de comparar o frasco com a vossa vida. As bolas de golfe são as coisas mais importantes para vocês: A saúde, a família, o dinheiro, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São as coisas que, mesmo que o resto desaparecesse, a vossa vida ainda assim seria completa.

Os seixos são as outras coisas de muita importância nas vossas vidas, como a casa, o carro ou o emprego.

A areia representa tudo o resto. As coisas pequenas, os pequenos caprichos, as preguiças de fim de semana, os passeios, a comida e a bebida, enfim, o que para cada um fôr pouco importante. 

Quem entendeu esta lição?”-alguns alunos levantaram a mão e, a um sinal do professor, um deles respondeu: 

“Isto significa que, se fizermos primeiro as coisas mais importantes, teremos tempo para fazer tudo o que precisamos.” 

“Muito bem”, atalhou o professor, “mas não só isso! O facto é que se colocares primeiro a areia no frasco, os seixos já não caberão. E se colocares primeiro os seixos, as bolas de golfe já não caberão. Ou seja, se gastares a maior parte do teu tempo e da tua energia com a areia, não podes esperar possuir também as bolas de golfe e, aos poucos, a tua vida deixa de fazer sentido. Presta atenção às coisas que são críticas para a tua felicidade e coloca-as à frente de tudo, em tempo e importância. Brinca com os teus filhos, dá um mimo à tua mãe, ou à tua esposa ou esposo conversa com o teu pai e o teu filho pequenino, toma conta de ti, do teu bem.estar e da tua saúde física, mental e financeira.” 

Um dos alunos então, levantou a mão e perguntou: “Então e as chávenas de café?”

O professor sorriu “ainda bem que há alguém atento na sala!” e respondeu:

“As chávenas de café são somente para mostrar que, por muito cheia que a tua vida possa parecer... há sempre tempo para um cafezinho e dois dedos de conversa com o teu melhor amigo”.


Rui Gabriel, http://ziglo.blogspot.com

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Suma e Ravi

O Suma é um elefante asiático gigantesco, que mora no circo Rasjhani desde que nasceu há 40 anos. Os 5 metros de comprimento, 3 de altura e 5 toneladas de peso fazem dele o mais imponente do grupo, composto por mais 3 machos, 7  fêmeas e 4 crias. Não se pode queixar muito, já que o tratador, Ravi Rasjhani, nascido na mesma semana de Suma, sempre se certificou que nada lhe faltasse e foi sempre cuidadoso, mesmo quando lhe dava as vergastadas que o seu pai o obrigava a dar quando tinham ambos 6 ou 7 anos. 

Quando não está a actuar na pista está preso por uma pata com uma cordinha a uma estacazinha cravada no chão, a mesma cordinha e a mesma estacazinha desde que nasceu. 

O pai de Ravi, falecido há três anos, treinara os dois ao mesmo tempo, o Suma para executar habilidades na pista e ficar quieto preso à estacazinha, e o Ravi para o punir ou premiar, conforme o caso, e agradecer os aplausos do público. Desde sempre a vida fora dura, com episódios de fome e necessidade, alternados com algumas alegrias em dias de muita plateia.

Quando eram pequenos, o Suma odiava a estaca e a corda. Quando era amarrado, no intervalo dos treinos, debatia-se e lutava, puxava e acometia contra aquela estaca de metade do seu tamanho, mas impossível de arrancar por um elefantezinho bébé. A cordinha também mostrava uma resistência muito maior que a força dele. Fazia feridas horríveis na pata, e depois tinha de dormir com dores durante muitas noites. Quando a ferida sarava, tentava de novo a fuga, mas, novamente sem sucesso. Um dia, cansado, convenceu-se de que nunca conseguiria arrancar aquela estaca nem partir aquela corda e desistiu. Tinha 2 anos. Os anos seguintes foram de árduo esforço. Treino e mais treino, depois descanso e comida, pouca e má. Em dias de actuação o descanso era menor mas a comida melhorava. 

O Ravi queria ir para a escola. O seu sonho de menino levava-o com a mãe até à professora para o ensinar a ler e escrever. Contra a vontade do marido, a sra. Rasjhani procurava um professor ou professora em cada nova cidade e continuava os estudos do pequeno Ravi, com as interrupções próprias de uma vida ambulante. Quando fosse grande queria ser doutor, ter uma familia feliz e ser rico, de dinheiro e do resto, e nunca mais ter de passar sem jantar. A mãe morreu tinha ele 12 anos e o pequeno nunca mais pôs um pé numa escola. Com o passar dos anos a rotina do dia a dia instalou-se e passaram vinte e oito anos de trabalho intenso, muitas preocupações, muitos dias de chuva e nevoeiro e desespero e fome. Quando estava sozinho, nas épocas mais difíceis em que o público não aparecia e não havia dinheiro para comer, fechava os olhos e via-se no seu iate, em alto mar, a lutar com um espadarte do tamanho de um tigre segurando-o pela linha, depois colocava-o no barco e trazia-o para terra onde era admirado por todos. De seguida vendia o peixe em leilão a algum dos comerciantes das redondezas por tanto dinheiro como fazia o circo em 6 meses. Depois de abrir os olhos voltava a sentir a chuva a cair no pano de tenda e os animais a urrarem com fome. 

Na semana passada apareceu no circo um homem muito bem vestido de aspecto simpático e muito rico. Queria falar com o Ravi, o dono do circo. Possuia ele próprio muitos circos, espalhados pelo país e mesmo no estrangeiro. Nos seus circos, pessoas e animais eram felizes e levavam alegria e espanto a muitos milhares de pessoas através das suas actuações. Os artistas tinham escolas para os filhos, as crianças muitos amigos com quem brincar. Os animais viviam à solta e participavam da vida diária do circo, mesmo fora das actuações.  O homem ouvira falar do circo Rasjhani há alguns anos atrás quando uma criança, espectadora, caíra à arena durante a actuação dos leões. A criança fora mordida mas escapara com vida depois de acossados os leões com os chicotes e os gritos do tratador.

O homem trouxera uma chita elegantíssima que se comportava como um cãozinho, mesmo sem trela seguia o homem em todos os seus movimentos e estava tão tranquila naquele ambiente de circo desconhecido como se estivesse na sua própria tenda. 

Quando Ravi chegou à tenda das visitas, o homem estava de pé, observando fotos de actuações antigas, ainda com o pai de Ravi, penduradas nos postes,  com a chita sentada aos seus pés. Depois das boas vindas e do chá de cortesia, o homem começou a falar. A chita levantou-se e saíu para a rua, sozinha, debaixo do olhar ansioso de Ravi e do sorriso confiante do dono.

 - “Quero comprar este circo.”- Afirmou- “Antes de responder porém,  meu caro senhor Ravi, devo dizer-lhe que possuo muitos outros circos e que tenho larga experiência no ramo. Todos eles são altamente rentáveis e as pessoas que neles trabalham têm mais do que necessitam para viver. O senhor continuaria a trabalhar nele, e depois de feitas todas as remodelações, e de o senhor passar uma temporada em outros circos meus a aprender como gerir dentro da nossa filosofia, eu entregar-lhe-ia a gestão. O nome irá mudar também, porque Rasjhani não é fádil de memorizar (e queremos que o público se recorde do seu nome... certo?). Nos meus outros circos até os animais são tratados como pessoas, e retribuem todas as cortesias que se lhes fazem. É por esse motivo que a minha Shraiz não representa qualquer perigo para qualquer pessoa ou animal e pode deixá-la andar por aí à voltade.

 -“Mas o circo Rasjhani não está à venda...! Era do meu pai, e antes dele, do meu avô. Tem provido sustento à nossa familia e às familias dos nossos artistas e tem sido uma fonte de muitas alegrias.”

 -“Mesmo assim estou interessado em adquiri-lo. E vou dizer-lhe as minhas razões.”- rebateu o homem.

Entretanto a chita Shraiz deambulava pelo espaço, entre cordas esticadas e panos de tenda. Depois de umas voltas em que, sem querer, assustou uns quantos malabaristas que treinavam à sombra, deu de caras com um elefante gigantesco, o maior que já vira, atado com uma cordinha de brincar e uma estaca que pouco mais era que um prego espetado no chão. Não conseguiu deixar de sorrir com a cena que mais lhe parecia uma brincadeira e, na linguagem que só os animais entendem, apresentou-se ao elefante e ouviu-o dizer que se chamava Suma, tinha nascido naquele circo e que ia morrer nele como o seu pai e mãe antes dele. Depois de lhe dizer que também vivia num circo, a chita então convidou-o a darem uma volta pelo espaço do circo e pediu para o elefante fazer as apresentações aos restantes animais mas o Suma respondeu que estava preso por aquela corda e que nunca poderia saír do local onde estava.

Ravi ouvia atentamente:

-“Quando eu era criança, há mais de 50 anos, “- dizia o homem- “O meu pai comprou um leão jovem a um circo vizinho. O leãozinho, que não teria mais de 1 ou 2 anos, estava muito mal tratado, muito magro e cheio de feridas. Nós não precisávamos de mais leões, mas o meu pai teve pena do animal e comprou-o pelo dobro do dinheiro que ele valeria, mesmo se estivesse forte e saudável. Eu era ainda criança e fiquei encarregue de tomar conta dele, dar-lhe comida, tratar-lhe das feridas e prover a todas as suas necessidades. Vi-me então na condição estranha de ser um criado para o meu leão: estava sempre atento às suas necessidades e tentava até antecipá-las; tratava-lhe das feridas, mudava-lhe a cama mais vezes do que mudava a minha, comia depois de lhe dar comer a ele e todas as minhas necessidades passaram para segundo plano. O leão, por outro lado, viu-se na improvável situação de ter um escravo humano sempre ao dispôr e de não ter de fazer absolutamente nada. Ambos crescemos e, quando nos tornámos adultos eu assumi as minhas responsabilidades na administração do circo e o leãozinho que tinha crescido comigo acabou sendo abatido porque não tinha qualquer préstimo e tornou-se violento com pessoas e animais.

Desde que assumi a direcção do circo tenho criado condições para cada pessoa dar o seu melhor, em responsabilidade e liberdade e o método tem resultado tão bem que me posso considerar um homem muito rico, não só de dinheiro, mas também de amizade e realização pessoal. É que a minha paixão é o circo e esta paixão tornou-me melhor pessoa e todos à minha volta se tornaram mais felizes. Por isso, parte do meu trabalho consiste em encontrar circos em dificuldades e ensinar tudo o que sei para os tornar bem sucedidos, trazer confiança aos seus artistas, saúde e bem estar a pessoas e animais e felicidade para todos.”

Ravi não sabia o que dizer. Quando era jovem empresário teria aceitado esta proposta sem pensar duas vezes. Vieram-lhe à memória as aulas abandonadas, o sonho de ser doutor e de ser rico, com uma esposa e família feliz. Tanto tinha sonhado com essa vida de ficção que quase parecia uma memória real, tinha lutado tanto, tantas noites sem dormir, tanta fome e tanta paixão...uma onda de tristeza invadiu-lhe a alma, viu o rumo que a sua vida tinha tornado, como se tivesse sido comandada por algum tratador autoritário e sádico. Sorriu e acenou com a cabeça para um lado e para o outro. “O circo não está à venda”, disse, “por favor, a saída é por aqui. Obrigado por ter vindo”.

A chita não conseguia acreditar no que o elefente estava a dizer. “O quê? Não podes saír daqui porque estás preso com esta corda? Então não vês que é só um cordãozinho amarrado a uma estacazinha que mais parece um palito, comparado com o teu tamanho! Dás um puxão e arrancas isto tudo. Vais para onde quiseres porque ninguém te poderá parar!”.

“Não é bem assim” respondeu o elefante, mais triste que nunca. “Tu não compreendes... não tens uma corda amarrada a uma pata e não sabes o sofrimento que isto traz! Tu não compreendes.”

Então a chita foi-se embora de volta para o pé do dono, sorrindo tristemente e abanando a cabeça. Encontrou-o à espera junto da bilheteira fechada. Olharam ambos para as tendas rotas, as jaulas ferrugentas e os malabaristas sujos de olhos tristes. À entrada da tenda das visitas Ravi via afastar-se o futuro sem sequer tentar agarrá-lo. Suma barriu com força. O homem e a chita voltaram as costas, encolheram os ombros e nunca mais foram vistos.


Rui Gabriel, http://ziglo.blogspot.com

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Nota de Abertura

Este blog é dedicado ao desenvolvimento pessoal e profissional. Será uma colecção de histórias, experiências e recursos com o objectivo de ajudar a criar uma mentalidade activa e próspera. Todos são bem vindos a esta comunidade. Chamei-a de "Ziglo" porque este é o nome de um povo, o protagonista de muitas histórias que inventei para povoar de fantasia a imaginação das minhas filhas quando crianças.

Espero ser útil a todos os visitantes, espero ser inspirado por vós e dar alguma inspiração a alguém acerca de como melhorar a vida, criando abundância em todos os aspectos da vida.
Diz-se que, quando o discipulo está pronto o mestre aparece. Espero estar preparado para ma coisa e outra.