terça-feira, 13 de outubro de 2009

Os Dois Irmãos e a Porta

Dois irmãos foram enviados numa jornada. Primeiro um depois o outro. Deveriam atravessar um vale, depois algumas montanhas e chegar a uma cidade. Aí carregariam as mulas de mercadorias e deveriam voltar.
Estavam ambos muito receosos porque, tirando a cidade, os outros locais eram inóspitos e cheios de perigos.
Saiu um dos irmãos, com as suas mulas e guias, uma semana depois saiu o outro. Passadas que foram umas semanas, o que saíra mais tarde regressou, as mulas ligeiras e as mãos vazias. Depois de um mês regressou então o primeiro, este com as mulas carregadas das mais ricas mercadorias.

O pai então juntou os dois filhos para que se explicassem. Começou com o que tinha saído mais tarde e regressado mais cedo e de mãos vazias:

"Eu atravessei o vale e o rio violento - começou - passei a ponte de corda, depois as montanhas e o frio do cume e cheguei à cidade muito cansado. Vi umas muralhas enormes e procurei pela porta. Encontrei-a mas estava fechada. Chamei uma vez, chamei outra. Como ninguém atendia sentei-me no chão toda a noite gritando para me abrirem a porta. Como ninguém apareceu comecei a pensar que talvez a cidade estivesse em guerra ou em quarentena por qualquer doença contagiosa. Em qualquer dos casos não seria seguro eu manter-me por ali e regressei a casa de madrugada."

Depois foi a vez do outro irmão:

"Eu também atravessei o vale e o rio pela ponte de corda, depois o frio da montanha e cheguei muito cansado às muralhas altíssimas da cidade. Procurei pela porta para entrar, entrei na cidade e não podia acreditar nos meus olhos: tanta riqueza e abundância como nunca tinha visto. Comprei e vendi várias vezes as mesmas mercadorias arrecadando um bom dinheiro e ainda trouxe as mulas carregadas para casa."

"- Mas - perguntou o outro irmão - e a porta? Não estava fechada?"
"- Ah! A porta! Estava fechada sim. mas eu rodei a maçaneta, empurrei-a com o ombro e entrei."


Rui Gabriel

Sem comentários: