segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O Lenhador

Um jovem lenhador em busca de trabalho chegou a uma floresta onde estava um grande grupo de lenhadores e pediu para falar com o capataz. Depois de lhe indicarem onde encontrá-lo, ele lá foi, confiante e de machado de lâmina brilhante ao ombro, em direcção à barraca de tábuas que servia de cozinha, refeitório e dormitório para os 25 homens.

Encontrou um homem rude, de poucas palavras, que simplesmente resmungou quando o viu entrar. Por cima da cabeça dele havia um letreiro que dizia: "PRÉMIO DE 1000€ A QUEM BATER O RECORDE DE CORTAR ÁRVORES".

-"Eu sou o Serradura. Não terá por acaso aí um trabalho para mim?"
-"Mmm... não tens ar de muito forte. Darás conta do recado?"

O Serradura acusou o golpe e, olhando para o letreiro, perguntou: 

-"Qual é o recorde de cortar árvores aqui do estaleiro?"
-"Oito, mas o homem que o conseguiu é muito mais alto e forte que tu!"
-"Não faz mal. Dê-me o emprego e verá!"

O capataz olhou  de lado, mediu-o de alto a baixo e abanou a cabeça.

-"Arruma a tua tralha no último beliche ali ao fundo. Levantar às 6."

No dia seguinte, levantou-se como os outros, comeu uma bucha e foi cortar árvores. Parou para almoçar, trabalhou toda a tarde e à noitinha, ao chegar ao estaleiro os outros homens ouviram que ele ia tentar bater o recorde. Então juntaram-se todos à sua volta e o capataz perguntou-lhe:

-"Quantas árvores?"
-"Sete", disse cheio de confiança.

"Ficou perto" murmuraram os outros homens enquanto se preparavam para a janta. Eram ruidosos enquanto comiam, mas o Serradura comeu apressado e em silêncio, depois foi-se deitar.
No dia seguinte acordou mais cedo que os outros e trabalhou duramente toda a manhã. Parou para o almoço e trabalhou toda a tarde. Quando chegou ao estaleiro, ao mesmo tempo dos outros homens, estes voltaram a reunir-se em volta dele e o capataz perguntou:

-"Quantas?"
-"Seis", respondeu, desta vez um pouco triste.

Todos se dispersaram a abanar a cabeça e foram jantar. O Serradura comeu apressado, determinado em bater aquele recorde no dia seguinte, foi dormir e sonhar com árvores a caír e a receber os 1000€ de prémio.

No dia seguinte levantou-se mais cedo que ou outros, trabalhou a manhã toda, não parou para almoçar, trabalhou a tarde toda e chegou mais tarde que todos os outros. Ao chegar já estavam todos a jantar ruidosamente, a rir e a contar piadas. Quando o viram calaram-se todos e o capataz perguntou:

"-Quantas árvores cortaste?"
"-Cinco". Voltou as costas e foi-se embora com os pés a arrastar. Nunca mais foi visto por ali.

O que fez com que fracassasse um homem determinado, sem medo de trabalhar, motivado e competente? Muito simplesmente havia uma coisa que ele não sabia acerca do anterior recordista: depois do jantar, enquanto conversava com todos e ria em volta da fogueira, ia afiando o seu machado com o qual se poderia barbear pela manhã, de tão afiado.



Sem comentários: